quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012


Você daria alimentos estragados ao seu filho? E a nutrição psicológica, que tipo você dá?

3
     

Antigamente uma familia estruturada era garantia que os filhos desenvolveriam uma personalidade saudável. Hoje, bons pais estão produzindos filhos ansiosos, alienados, autoritários e angustiado. Por que pais inteligentes e saudáveis tem visto seus filhos adoecerem? Porque a sociedade se tornou uma fábrica de estresse. Nós os geramos e os colocamos desde cedo em contato com um sistema social controlador (Foucault, 1998). Os pais ensinam os filhos a ser solidários e a consumir o necessário, mas o sistema ensina o individualismo e a consumir sem necessidade.  Quem ganha essa disputa? O sistema social. A quantidade de estímulos e a pressão emocional que o sistema exerce, quase não há opção de escolha...

Ter cultura, excelente relação conjugal e boa escola não basta para produzir uma boa saude psíquica. Até no reino animal, a presa só escapa do predador se tiver grandes habilidades. Prepare os seus filhos para sobreviverem nas águas turbulentas da emoção e desenvolverem capacidade crítica. Só assim poderão filtrar os estimulos estressantes e serão livres para escolher... Os pais que não ensinarem seus filhos a ter senso crítico dos comerciais, dos programas de TV, da discriminação social  os tornam presas fácies do sistema predatório. Para este sistema por mais ético que pretenda ser, seu filho é apenas um consumidor em potencial e não um ser humano. prepare seu filho para "ser", pois o sistema o preprarará para "ter"

 Mesmo se você não tiver dinheiro, mas se tiver uma riqueza imaterial, ou seja, em bom senso; amor; compreensão e etc. será um pai ou mãe brilhante. Se você contagiar seus filhos com seus sonhos(não é induzir ele a realizar "os seus sonhos" é apenas ser aberto e falar do que você quer pro futuro) e entusiamo, a vida será maravilhosa. Agora se você for um especialista em reclamar, de ter medo da vida, do amanhã, preocupações execessivas com doenças, estará paralisando a inteligencia e o lado emocional deles. Em qual desses perfis você se emcaixa? Caso não seja o primeiro, ainda da tempo de mudar. Pois não podemos fazer um novo começo, mas podemos fazer um novo fim(Xico Xavier)

Sabe porque devemos mudar? pelo motivo que um conflito psíquico, sem tratamento e sem fundo genético pode durar até três gerações... Muuuuuito tempo, com por exemplo, se um pai tem obsessão por doenças, seus filhos provavelmente registrará esta obsessão continuamente e reproduzi-la. O neto poderá tê-la com menos intesidade, mas somente o bisneto ficara livre.

E o que podemos fazer? demostre força e segurança aos seus filhos. Diga frequentemente a eles "A verdadeira liberdade está dentro de você!", "Não seja frágil diante das suas preocupações!", "Enfrente suas manias de ansiedade!", "Opte por ser livre!" Todo pensamento negativo deve ser combatido, até porque atraimos como ima aquilo que pensamos, por exemplo, se você quer uma BMW pense todos os dias no momento de sua compra, em você dirigindo, no vento batendo no rosto... pode acreditar que com persistência seu sonho  chegará a você, mesmo que você julge impossível

Fontes: Pais Brilhantes, professores fascinantes 

3 comentários:

Sofia disse...

Eu digo muitas vezes que o grande problema dos pais de hoje é viver por viver é não se questionarem. Será falta de tempo, stress? Ou desmotivação crónica de fazer a vida ser diferente? Ou a não consciencia de que um dia a nossa vez acaba e a unica mais valia que temos sãoos nossos filhos?!

Um livro muito bom para reflectir.

Anônimo disse...

Olá querida amiga Natalli !!!
Venho agradecer por tantas vezes que em meu blog passaste e deixaste um recadinho carinhoso. Pela sua atenção e tudo mais.
Gostaria de lhe avisar que estarei um pouco ausente, motivos estes que no momento me fazem muito feliz. Esposo conseguiu uma promoção no serviço e provavelmente ficará com meu not book durante a semana para efetuar seus estudos, sendo assim estarei visitando com menas frequência, porém sempre estará em meu coração. Esse período será de seis meses, logo em setembro volto com minhas visitinhas semanais com as bençãos de Deus.
Espero que compreendas e que não me esqueça.
Em especial deixo essse poema:

A Amizade

(Milton Cavalieri)


Quando verdadeira, este sentimento tão nobre, É envolvente quanto o ar que respiramos, Ele não ajusta qual a uma peça de um sistema qualquer, ou da mesma forma que a pupila obedece automaticamente a intensidade de luz que nela é projetada. É como a raríssima flor que nasce num solo árido e depois, sem nenhuma recompensa, oferece a singularidade de seu perfume, Ao vento inquieto, Ao viajante apressado... Aos amantes apaixonados... A amizade... Este substantivo fecundo que ladeia a alma e o coração dos seres humanos não surge apenas pela confiança... É infinitamente mais doce que o melhor dos vinhos... Se verdadeira não se limita entre fronteiras, É carinho e sorriso no olhar, É presença para todos os momentos, O calor nas palavras que superam uma carência, É estar sempre com as mãos estendidas, Amizade é poder abraçar, Ter amizade é o prazer de ouvir: Obrigado por você existir! Gosto muito de você.

Bjokas...da Bia!!! (Fevereiro/2012)

Anônimo disse...

Oi, Natalli!
Adorei a visita que vc fez ao meu blog, muito obrigada! Ótimo o texto! Fui visitar o seu novo blog e achei muito legal, parabéns!
Beijos,
Carol
www.artesdcarol.blogspot.com

Postar um comentário