quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012


Falando sobre a prece para crianças 2/2

2

Para cada criança entregue um pequenino pedaço de chocolate e pede-se que ela engula inteiro (um pedaço bem pequeno, assim que colocar na boca, sem nem sentir o gosto, rapidamente mesmo).
Depois, dá-se a cada criança um outro pedaço de chocolate do mesmo tamanho do anterior e pede-se que ela saboreie o chocolate, deixe-o derreter na boca, enfim, que coma bem devagar.
Após saboreiar os chocolates, explicar que quando fizemos nossas preces sem pensar, com pressa, sem sentimentos, é como comer o chocolate sem sentir o gosto, não fica o gosto em nossa boca, é quase como se não tivéssemos comido.
Se oramos com amor e sinceridade no coração, com calma, pensando no que estamos fazendo, é como comer o chocolate devagarinho, saboreando-o, com vontade, sentindo o gosto do chocolate que fica na boca.
Explicar, com muito amor, que prece é uma conversa com Deus; que podemos orar em qualquer lugar e em qualquer momento, na rua, em casa, na escola; que a oração pode ter três objetivos: agradecer, louvar e pedir; que uma prece pode ser espontânea ou decorada (dar como exemplo de prece decorada o Pai Nosso); que devemos orar com palavras simples e sinceras, saber o que dizemos e orar com o coração, com sentimentos verdadeiros; uma oração não precisa ser bonita ou comprida para ser atendida; que Deus sempre ouve nossas preces.
Brincadeiras para reforçar a aprendizagem. 
*Leve as crianças ao ar livre, caso haja a possibilidade. Pode-se explicar que a prece não precisa ser decorada, mas sim de coração. Se feita com amor, ela sobe, sobe e chega até Deus Pai... Pode-se comparar a bolinha de sabão com a Prece bem dirigida ao Pai.

         Vamos imaginar que tudo o que queremos falar com Deus nós colocamos dentro da bolinha, quando sopramos. Ela vai subindo... Pedir para cada criança faça uma bolinha; um a um. Pode-se mostrar as crianças que nenhuma bolinha é igual a outra por que as pessoas e suas preces são diferentes pois cada pessoa é única perante o Pai.

* Cada criança deverá receber um papel A4 para que elas possam desenhar algo que gostariam de agradecer a Deus por ter aqui na Terra (pais, casa, teto, comida, animais de estimação, escola, etc). Pedir para as crianças montarem um avião de origami com o papel. O diagrama abaixo mostra como fazer um simples avião de papel:

         Avião de papel.

         Assim que as crianças terminarem de dobrar o avião, os pais deve pedir para que elas joguem o mesmo para cima. Dessa forma, pode-se explicar que o avião compara-se com a prece. Ele vai para cima com as coisas bonitas que desenhamos, levando a mensagem a Deus através do nosso anjo da guarda. Devemos sempre agradecer a Deus pelas coisas lindas que temos acesso a nossa vida.

* Os pais pode trabalhar com mais uma dobradura de papel e incentivar as crianças a trabalhar com artes manuais. Pegue um pedaço retangular de papel colorido, concentre-se e aprenda como fazer esse origami de coração sem usar tesoura nem cola, apenas com dobraduras. Aconselhamos aos pais a treinar essa dobradura antes de fazer com as crianças para poder auxiliar.

         Coração.

         Depois de pronto pedir para as crianças escreverem, dentro da dobradura do coração, uma mensagem e/ou desenho. Pode-se dizer as crianças que podemos escrever e/ou desenhar aqui dentro, o que seu coração está falando enquanto ora.
 
* Os pais pode trabalhar com essa dobradura de papel e incentivar as crianças a colocar uma mensagem dentro desse envelope endereçada a Jesus. Pode-se explicar que Jesus, o nosso grande Professor e irmão, gosta de receber as nossas preces. Aconselhamos aos pais a treinar essa dobradura em casa antes de fazer com as crianças para poder auxiliar.

         Envelope simples.
Prece de encerramento
Texto para ser colado em  algum lugar da casa(em altura que seja visivel para as crianças)
 PRECE

Prece é uma conversa com Deus.
Podemos orar em qualquer lugar e em qualquer momento,
sempre que nos ligamos a Deus.
A oração pode ter três
objetivos: agradecer, louvar e pedir.
Uma prece pode ser
espontânea ou decorada.
Devemos orar com palavras
simples e sinceras.
Uma prece não precisa ser
bonita ou comprida para ser atendida,
o importante é que ela
expresse os nossos sentimentos.
Deus sempre ouve nossas
preces.

2 comentários:

Unknown disse...

VIM CONVIDAR PARA PARTICIPAR
DO CIRCULO DE BLOGS,ADORARIA VER
VC LA,JA SIGO VC,PASSA LA E ME SEGUE TBM FLOR

http://belezaeestilomakeup.blogspot.com/p/blogs-que-indico.html

Ro Dias disse...

Adorei seu post.Lindo!!!Parabéns

Postar um comentário