domingo, 15 de janeiro de 2012


Falando sobre prece as crianças 1/2

13
Bom dia gente, aqui esta mais uma aulinha de educação religiosa para as crianças... tentei deixar de uma maneira universal para varias religiões, mas se ainda não está adquado faça modificações ao seu gosto nesse texto... temos algumas perguntas e resposta, mas como sempre digo aqui deixe a criança responder espere ela terminar de falar mesmo que seja errado, devemos estimular a reflexão... as resposta abaixo não são as únicas corretas, avalie...

Prece inicial
 

organizar as em um círculo, e conversar.

O que significa louvar a Deus? Louvar é dar-se conta da perfeição da criação, da superioridade de Deus, é admirar a natureza e o Universo que Deus criou.

O que é a prece? Uma conversa com Deus. Podemos conversar com Deus em qualquer hora e lugar, não precisando de uma posição específica (juntar as mãos, se ajoelhar), nem de imagens ou palavras difíceis. Para Deus o que importa são os nossos bons sentimentos, o que temos de bom em nosso coração.

Por que precisamos orar? Para nos colocar em sintonia com Deus, para sermos auxiliados; para mais facilmente receber coragem, intuição ou ajuda de nosso Anjo da Guarda.
  

Será que Deus sempre ouve nossas preces? E Ele sempre nos dá o que pedimos? Sim, sempre somos ouvidos, mas nem sempre o que pedimos é o melhor para nós, como um pai que não dá ao filho pequeno um brinquedo com o qual ele possa se machucar.

Como é a prece nas outras religiões? Será que são necessários rituais? Jesus não usava rituais, ele fez prece em vários lugares: na cruz, no alto do morro, na última ceia, com os apóstolos. Lembrar que devemos respeitar as crenças que são diferentes das nossas.

Devemos orar apenas quando temos dificuldades? Não. Devemos orar quando tudo está bem para termos forças e fé para superar as dificuldades quando elas aparecerem. O pais podem citar como exemplo o que ocorre com a água da piscina: se a água não for tratada com produtos adequados e feita a limpeza regularmente, ela acaba ficando com tantas impurezas e sujeiras, que muda até a sua cor, tornando-se esverdeada e feia. Assim somos nós: precisamos da prece regularmente (todos os dias), a fim de que possamos estar em sintonia com Deus e permanecermos fortalecidos diante das dificuldades que fazem parte da vida de todas as pessoas.

Jesus ensinou: vigiai e orai. Vigiar quem? A vida alheia? Não. Vigiar nossos próprios pensamentos, sentimentos e atitudes (não ficar cuidando da vida dos outros). Orar quando? Onde? Orar a qualquer momento e em qualquer lugar, com palavras simples e sinceras. Lembrar que se estamos desenvolvendo a fé, a confiança em Deus e vigiando nossos pensamentos e atitudes, quando um problema surgir, nosso preparo (através do “vigiai e orai”) tornará a situação mais fácil de ser enfrentada.  


         Se por ventura alguma criança disser que não sabe fazer oração, esclareça: dizer com simplicidade, que orar é dialogar com quem é o maior responsável pela nossa vida, por tudo que somos, desde que nos originamos da sua vontade: Deus.



As crianças precisam de referências, acima estão dois exemplos de oração... A oração sincera e com fé chega a Deus.
      
Não há necessidade de palavras difíceis ou decoradas. A oração deve ser espontânea, gerada pela necessidade do momento. Ou por um momento de intensa alegria, uma conquista concretizada, um objetivo alcançado. Já nos ensinou Jesus em seu tempo: não creiais que por muito falardes, sereis ouvidos. Não é pela multiplicidade das palavras que sereis atendidos.

         Obs.: explicar que se formos ler uma prece, cantar ou dizer uma prece que já sabemos de cor, por exemplo, a oração do Pai Nosso, que Jesus nos ensinou, devemos pensar nas palavras que estamos falando e dizê-las com sentimento, com o nosso coração.



Diferentes tipos de preces

PRECE DE AGRADECIMENTO: fazer todos juntos uma prece da seguinte forma: os pais inicia a frase dizendo: obrigado Papai do Céu... a criança conclui: por, pela.. (todos as crianças deverão complementar a frase para concluí-la).

         Ex.: obrigada papai do céu, pela minha casinha, pela mamãe e pelo papai que cuidam de mim, pela comidinha gostosa que sempre tenho em minha mesa, pelas minhas roupinhas e a caminha quentinha. Obrigada papai do céu, eu sou muito feliz por tudo que o Senhor me dá.

PRECE DE PEDIDO: todos as crianças deverão formular um pedido ao Papai do Céu, levando em conta o aprendizado da aula.

PRECE DE LOUVOR: um pequeno exemplo: Papai do céu! Como é maravilhoso o mundo que nos deste para viver. Com seu amor e sabedoria nos dá tudo que necessitamos, sempre visando somente o nosso bem. Damos-te graças por ser tão maravilhoso conosco! Assim Seja.


No final devemos fazer uma atividades com as crianças para reforçar o aprendizado, dou como sugestão que as crianças façam um desenho, ou colagem representando cada oração citada... o importante é a diversão!


Prece de encerramento (Veja a segunda parte aqui)

13 comentários:

Jô Bugallo disse...

Olá Natalli!!!
Passando no seu cantinho para agradecer a visita, e pelo comentário...Teu blog é muito fofo. Adorei.
Já estou te seguindo, e quando quiser venha me visitar.
Bjos

Bel Alves disse...

Olá, vim retribuir sua gentil visita no meu blog e gostei muito do seu método para as crianças.Atualmente as crianças não se interessam e nós muitas vezes devemos fazer isso com elas, já que nós somos os principais educadores e a escola formadora.
Parabéns pelo blog.Dei uma espiada por aqui e fiquei...
Paz e bem

sonha-gleide disse...

Oi flor obrigada pela visitinha e os comentários,flor eu ja te sigo se puder retribuir me siga tbm,será muito bem vinda,bjus
http://blogdasonhagleide.blogspot.com

• Ӗwerton Ľenildo. disse...

Linda aula para os pequenos *_*
Meus parabéns, é meio difícil "assimilar" várias religiões sobre um assunto tão polêmico do mundo.
Sucesso SEMPRE viu? Beeijão ;*


Ewerton Lenildo – Academia de Leitura
Papeldeumlivro.blogspot.com
@Papeldeumlivro

Dicas Femininas disse...

flor parabéns seu blog já diz tudo educando o coração bjs linda

http://rosanadicasfemininas.blogspot.com/

Luara Cardoso disse...

Oi, vim agradecer pela visita lá no blog. ;D

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Ro Dias disse...

Vim agradecer sua visitinha lá no Bebe Lufa Lufa e de cara já achei um assunto que pra mim vai ser pra lá de útil.Obrigada,pela visita e pela dica.Bjs

Chris Ferreira disse...

Oi Natalli,
adorei esse post. Se tem uma coisa que preciso cuidar mais com as minhas filhas é a religiosidade. Foi uma ótima dica.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Eula Paula disse...

OI querida, primeiramente quero agradecer sua visita ao meu cantinho, e pedir desculpas na demora da minha visita, pois eu estava ausente do blog nos ultimos 2 meses, mas aqui estou para te seguir e apreciar td que acontece aqui!! bjinhuss Parabéns pelo bloguinho!

Rosicley disse...

Que amor de cantinhoooo!
Retribuindo a visita e me apaixonando pelo seu espaço!!
Ja estou te seguindo como muita alegria!!!
Bjoks!
Rosy

Meu espaço do meu jeito: A arte de ser mulher disse...

Oi tudo em paz....espero que sim, venho aqui retribuir o carinho e atenção dispensada a mim no nosso blog, seja muito bem vinda e fique a vontede para voltar sempre que tiver um tempinho.
Obrigada pelas palavras de carinho e encorajamento, fiquei feliz e me senti mais forte ao ler suas lindas palavras, mas enfim estou bem novamente e cheia de planos, fazes da vida todas tem que passar rs.
Amei o post, a oração é o que nos liga a Deus e nos faz mais fortes espiritualmente, pois é através da oração que entramos em sintonia com Deus e nos tornamos filhos.
Bjos e tenha uma semana linda e muito abençoada.

Cristina Chabes disse...

Olá Natalie,passei para agradecer sua visita no meu post sobre a entrada da criança na escola lá no Recanto das Mamães Blogueiras e adorei ler esse post.
Sou professora e na escola todas as 2as. e 6as. realizamos uma oração sem falar em religião. Apresento a oração na 1a. reunião do ano e digo aos pais que não falo de religião mais de paz, respeito, fé, amizade, carinho pela familia e por todos.
Acho que o exemplo é o melhor
Beijocas
Cris Chabes

Thiago - Por um mundo melhor disse...

Oi Natalli, eu sou o Thiago, tenho 07 anos e tb tenho um blog que fala sobre reciclagem. Seu blog é muito bonito e eu gostei muito destas preces. Aqui na minha casa rezamos sempre.
Beijos
Thiago

Postar um comentário