sexta-feira, 6 de janeiro de 2012


Leitura por idade...

6

Olá gente, eu ando fazendo tantas postagens sobre leituras que resolvi fazer um marcador específico para esse assunto. Antes de visualizar, essa lista de livro queria dar a vocês algumas dicas que acho bastante necessário serem lidas...



Os benefícios da leitura são amplamente conhecidos. Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso crítico, amplia o vocabulário e tem melhor desempenho escolar, dentre muitas outras vantagens. Por isso, é importante ler e ter contato com obras literárias desde os primeiros meses de vida. Mas como fazer com que crianças em fase de alfabetização se interessem pelos livros? É verdade que, em meio a brinquedos cada vez mais lúdicos e cheios de recursos tecnológicos, essa não é uma tarefa fácil. Mas pequenas ações podem fazer a diferença.

"O comportamento da família influencia diretamente os hábitos da criança. Se os pais lêem muito, a tendência natural é que a criança também adquira o gosto pelos livros", afirma Rosane Lunardelli, doutora em Estudos da Linguagem e professora Universidade Estadual de Londrina (UEL). A família tem o papel, portanto de mostrar para a criança que a leitura é uma atividade prazerosa, e não apenas uma obrigação, algo que deve ser feito porque foi pedido na escola, por exemplo. "As crianças precisam ser encantadas pela leitura", diz Lucinea Rezende, doutora em Educação e também professora da UEL.

Para seduzir pela leitura, há diversas atividades que os pais e outros familiares podem colocar em prática com a criança e, assim, fazer do ato de ler um momento divertido. No período da alfabetização - antes dela e um pouco depois também -, especialistas sugerem que se misture a leitura com brincadeira, fazendo, por exemplo, representações da história lida, incentivando a criança a criar os próprios livros e pedindo que a criança ilustre uma história. "Para encantar as crianças pequenas, é essencial brincar com o livro", recomenda Maria Afonsina Matos, coordenadora do Centro de Estudos da Leitura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Maria Afonsina também dá uma dica: nunca reclame dos preços dos livros diante do seu filho. "O livro precisa ser valorizado", diz ela.



Esse site tem uma biblioteca básica fabulosa, para idades diferentes de 02 aos 18 anos vale a pena conferir. Comprar um livro por mês não fica pesado no orçamento dos pais, mas eu não recomendo que seja lido um livro por mês para a criança. O ideal seria ler todas as noites antes de dormir e fazer um programa semanal, por exemplo, todo sábado pela manhã toda família iriam a uma livraria e leria vários livros e comprar o livro do mês. até porque livros infantis agente lê rapidinho. 

Fontes: Educar para crescer

6 comentários:

Chris Ferreira disse...

Uaaaau, Natalli!!! Simplesmente adorei!
Um beijão e um ótimo final de semana!
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Gabi Uchôa disse...

Oi Natali!
Que bom que gostou do site!
Ele é ótimo mesmo!
Beijos!

http://opadezoitoanos.blogspot.com/

Gisele Pereira disse...

obrigado querida,gostei muito do seu blog!!!!
tambem estou te seguindo!!!
bjosss.

SILVANA & LEILA disse...

Oi ..passando para conferir as novidades e também ansiosa pelo sorteio.
Como mãe e professora da sala de leitura de uma escola estadual tenho como missão ...DESPERTAR O GOSTO PELA LEITURA E ESSA É UMA MISSÃO DIÁRIA.
Meu filho adora ler .... espero que continue assim futuramente ...
Estou adorando as dicas e ansiosa por saber o resultado do sorteio ....já que é um tema super interessante ....
Bjokas Silvana

Eliany Souza Trassi disse...

Bom dia!obrigada pela visita .Vim retribuir,e claro que já me tornei seguidora.Lindo e interessante seu blog.
Até mais!
otimo domingo!

Leni disse...

Dicas ótimas.Adoro ler e sempre estimulei esse gosto aos meus filhos. Bjs Lê
BU 174 http://penachioarte.blogspot.com

Postar um comentário