quinta-feira, 15 de dezembro de 2011


Atividades para pequenos leitores

5
Eu adorei essas sugestões. são algumas atividades para a criançada fazer após a leitura... é diversão garantida. Peguei do blog quase chara do meu rsrsrs "Educando com o coração". É preciso lê-las e adaptar conforme a faixa etária das crianças. 

* Escreva uma carta ou bilhete sugerindo ao seu colega (ou primo ou amigo) a leitura do seu livro, justificando a resposta.


* Você vai escrever 3 perguntas que faria ao personagem principal de seu livro. Agora, responda as perguntas como se fosse ele.


* Escolha 2 personagens importantes de seu livro. Imagine como estão e o que estão fazendo daqui a 10 anos.


* Ilustre uma cena mostrando um final diferente do que aconteceu no seu livro. Descreva este final que você criou.


* Faça um cartaz com uma ilustração e um pequeno texto para divulgar na escola o livro que você leu.


* Nesse momento, o personagem principal do seu livro entra pela porta de sua sala. (A professora deverá escolher antecipadamente uma criança que representará esse personagem). Você terá a oportunidade de perguntar ao personagem tudo o que quiser sobre a história, suas atitudes, seus medos, suas travessuras, etc.


* Imagine que um aluno novo entrou para sua sala. Ele ainda não conhece a biblioteca da sua escola, ou da sua sala. Que livros você aconselharia a ele?


* Escolha 3 livros na biblioteca. Observa as ilustrações de cada livro com bastante atenção. Agora, escolha dentre os 3 livros, o livro que apresenta as ilustrações que você mais gostou e justifique sua resposta.


* Você vai escolher um trecho da história de seu livro e vai reescrevê-lo, acrescentando um personagem de outro livro que vai participar também da história. Quem é ele? Qual é a cena? Conte com detalhes.


* Escolha 3 personagens do seu livro e indique suas qualidades.


* Reescreva o início de seu livro, contando a história do ponto de vista de um dos personagens.


* Descreva as características físicas de 2 personagens de seu livro.


* A professora passa no retroprojetor cenas de algum livro. Os alunos dizem o que imaginam que está acontecendo naquela cena, depois quem já leu o livro conta o que é realmente que está acontecendo.


* A professora seleciona alguns livros da bilbioteca e distribui aleatóriamente aos seus alunos. Depois que eles tiverem lido os livros, a professora diz nomes relacionados a (lugares, personagens, fatos, etc) e a criança deverá perceber se esses nomes estão relcaionados com o livro que leram e falar o nome do livro.


* Escolha um trecho interessante do seu livro e conte-o usando duas formas textuais: quadrinhas/resumo ou carta/diálogo.


* A professora escolha um dos livros que as crianças já tenham lido e, prepara uma carta enigmática para que eles decifrem.


* Num outro momento, a professora poderá pedir que cada criança prepare uma carta enigmática sobre o livro que leu e ofereça para um colega decifrá-lo.


* Escolher 3 crianças que tenham lido livros diferentes e uma que não tenha lido nenhum deles. Durante um período de tempo previamente combinado, as 3 crianças tentarão convencer o (a) aluno (a) a ler os livros que leram (oralmente diante da turma).


* Pares ou grupos de alunos deverão simular situações de conversa em que possam falar sobre os livros lidos, dentre outros assuntos adequados a cada situação que estão: num clube, num ponto de ônibus, em pe´ou sentados, na sala de aula, ao telefone, na sala de espera do dentista.

Fontes: Educando com o coração

5 comentários:

Ursula Andress disse...

Olá flor, passei para conhecer seu blog e amei demais!
Vim te convidar para conhecer o meu, lá tem sempre novidades e sorteios!!!
essa semana entra no ar o sorteio de uma bolsa da Aeropostale, Me segui que te sigo de volta!!! rs

Um beijo e que Deus te abençoe!!!

www.pinkwomanfashion.com
@UrsulaPinkWoman

Sandra Portugal disse...

"A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida."
Receba minha melhor energia nesse Natal e em cada dia de 2012
bj Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Chris Ferreira disse...

Oi Dani,
Simplesmente demais essa postagem!
Adorei!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Graça Tristão disse...

Grata pelo convite!
Paz e Luz em teu coração
Bjcas
Graça (Arte e Mimos)

Eliane Seidel disse...

Oi Flor vim retribuir a visita la no meu blog, ja estou te seguindo!!!! adorei seu blog.... muita coisa legal..... volte sempre!!!! Bjus e um ótimo natal....

Postar um comentário