domingo, 20 de novembro de 2011


Criança Consumista - Parte 1/2

2


Olá gente, sempre tive vontade de fazer um blog com esse tema... demorou mais saio e estão muito feliz e esse é o post de inauguração do blog rsrsrs, mas vamos direto ao assunto.


Ninguém nasce consumista. E não dá para dizer que consumo é sempre algo negativo. O problema é quando isso vira um (mau) hábito e acaba tomando o lugar de outras coisas mais importantes. Ainda mais quando estamos falando de crianças. o consumismo começa a se desenvolver sempre que um pai ou uma mãe bem-intencionados, mas sem tempo para o diálogo fazem a vontade dos filhos na compra de algo, mesmo julgando desnecessário. A criança pede, os pais se acham negligentes e lá vêm os presentinhos na expectativa de se redimirem pela falta de tempo. 




A compensação material é quase sempre desastrosa porque se está dando dinheiro a uma criança que pede atenção e carinho. A culpa dos pais não desaparece e as crianças tornam-se consumidoras sem limites e chantagistas. “Dizer ‘não’ é cuidar para que os filhos entendam o valor das coisas Tudo que vem fácil vai fácil. Não é por acaso que o consumismo está relacionado à ideia de devorar, destruir. Passados dois dias, a criança já esqueceu aquele brinquedo, que se amontoa em casa e acaba indo para o lixo. 



Como pais e educadores devemos ter muito cuidado no desenvolvimento da criança para não torna-las consumistas. Esse consumo de bens supérfulos não há uma necessidade a ser comprida e sim o desejo de posse, individualismo, consumo sem necessidade que a mídia transmite. Se não controladas essas influências e fazemos esse tipo de coisa um hábito, transformaremos nosso filhos materialistas e se por alguma imprevisto não podermos cumprir esses desejos causam grandes prejuízos psíquicos. As pessoas materialistas tende a ser menos satisfeitas pela vida, pelo fato de sempre querer adquirir novos bens e mais experiências e nem sempre é possível consegui-las, empatando essa pessoa a ser feliz. Então o que fazer? Vamos refletir sobre essa questão: Os pais que vivem em função de dar presentes para seus filhos são lembrados por um momento. Os pais que se preocupam em dar a sua história aos seus filhos se tornam inesquecíveis. 



Adquira o hábito de abrir seu coração ao seus filhos, de vez enquanto chame um deles sozinho(um por vez, não esqueça de fazer isso com todos os seus filhos) e almoce  ou faça programas diferentes com ele. Diga o quanto ele é importante para você, diga o quanto você lutou para ter o que tem, pergunte sobre a vida dele, fale sobre seu trabalho, histórias do passado, de sua infância, dos seus medos antigos e como os superou, sua dificuldades na vida, estimule a se abrir com você. Deixe eles participarem de sua vida, sabe o que vai acontecer? Eles se apaixonarão por você. Terão prazer em procura-lo em estar perto de você. Se houver ma crise financeira, perdas e dificuldades poderão abalar a relação de vocês, mas se ela tem alicerces nada ira destrui-la.


Fontes: Pais Brilhantes e Professores fasciantes de Augusto Cury, Comportamento do consumidor de Mário Ernesto René Schweriner e a revista Atitude Sustentavel artigo "Quando o consumo vem do berço" por Carolina Gomes 

 

2 comentários:

Chris Ferreira disse...

Oi Natali,
realmente a compensação material é desastrosa. Precisamos estar bem atentas.
Ficou ótimo o seu post de inauguração.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Carla Luz disse...

Procura o vídeo "A história das Coisas" e também o documentário "Criança, a alma do negócio" no youtube. Vc vai achar bem interessante... falando sobre consumismo.

Postar um comentário