terça-feira, 29 de novembro de 2011


Exemplo de uma mãe que incentiva a leitura

13
Achei muito intressante esse post da chris no blog Inventando com a mamãe, como eu também falo de educação resolvi falar um pouco da litura também.

Para incentivar a leitura em sua casa, basta fazer do livro um brinquedo e da leitura uma brincadeira. Assim você consegue despertar, cada vez mais, o interesse das crianças pela leitura. Se der Comece bem cedo, quando bebê com livros de banho.

Na construção desse hábito pela leitura vocês podem se divetir com várias alternativas.

Frequente algumas livrarias e marque presenças em lançamentos sempre que possível. O contato com os autores e ilustradores traz mais proximidade com o livro. A Chris Ferreira, Percebeu uma intimidade maior com  os livros dos autores que suas filhas conheceram. Vejam algumas das experiências que elas relatam em seu blog.

Adoramos fazer o reconto da história com desenhos. Gostamos muito de criar a nossa versão da história. Demos muita risada com a nossa versão do Vira Bicho de Luciano Trigo.

Outra atividade gostosa e que permite explorar mais o livro é fazer um desenho para ilustrar a nossa percepção da história. Essa que fizemos do livro Adivinha Quanto Eu Te Amo mexeu com as nossas emoções.

Unir arte, reciclagem e leitura é uma forma deliciosa de prolongar o tempo de brincadeira com o livro. Fazemos alguns personagens reciclados e lemos o livro fazendo as suas vozes. Brincamos muito com o sapo da Princesa e o Sapo. Ler Monteiro Lobato já é pura aventura, com teatrinho de fantoches viajamos mais longe a nossa imaginação.

Até para a cozinha nos levamos os livros e inventamos receitas para os personagens. A Bela fez cupcake para a Fera. Aliás, as princesas dos contos de fadas nos ensinaram várias delícias. Assim nos deliciamos com seus livros em várias versões.

Mas, até hoje, o que as meninas mais gostaram mesmo, a grande sensação, foi quando a mamãe aqui se transformou na personagem principal do livro Quando a Mamãe Virou um Monstro.

Acredito na eficácia do ensino através de  brincadeiras para as crianças. Com criatividade espero estar construindo devoradoras de livros. A Ana Luiza( Filha da chris) já adora ler e a Sofia( Filhada Chris) não dorme sem uma historinha.



13 comentários:

Chris Ferreira disse...

Oi Natali,
adorei sua postagem. Aqui eu sempre li para as meninas e elas amam livros!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Gabi Uchôa disse...

Natalli,
Eu adoro ler blogs e o seu já entrou na minha listinha.
Ah e quero falar mais ctg, sobre trabalho voluntário.
Com certeza leitura só faz bem. E ainda por cima é muito bom.
Beijos! ^^

Anônimo disse...

Olá minha linda, vc passou em meu cantinho e estou retribuindo a visita.
Lhe sigo e espero sermos amigas, pois somos educadoras.
Bjokas...

Sandra Portugal disse...

Nossa que emoção vir retribuir sua amável visita e encontrar essa postagem inspirada na minha grande amiga de muitos anos e madrinha do meu blog, Chris Ferreira!
Como conheço a Chris desde 1999, acompanhei o crescimento de sua mais velha e vivenciei cada momento de sua gravidez e agora infãncia da Sofia! Ela é tudo isso que mostra no blog, inspiradíssima, alegre, mãezona e super preocupada com as vivências no concreto de todas as experiências possíveis!
Adorei seu blog!
Muito obrigada por sua visita lá no Projetando Pessoas! Volte sempre!
bj carinhoso
Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

SKEAMOR disse...

Ola, vim retribuir a visitinha. ja estou te seguindo
bjs

SKEAMOR disse...

Me segue tb, bjs

Paula disse...

Adorei sua visita lá no http://misturinhadapaula.blogspot.com

Estou retribuindo a visitinha e seguindo...
Bjoz!Ótimo findi!

Simone butterfly disse...

oi, fico feliz pela sua visita e gostaria muito que me seguisse para mim ia ser uma honra muito grande! seguindo sigo de volta! Amei seu blog cheios de novidades sensacionais! beijos carinhosos!

SKEAMOR disse...

Ola, gostaria muito de ir. Mas esta muito em cima. ''/, tinha marcado outro compromisso para amanha. Vcs sempre fazem esse encontro? Pq de outra vez eu vou sim.
bjs

Anônimo disse...

Olá flor,já acabei de colocar seu link na lateral de meu blog. Bem vinda nova amiga.Bjokas

Anônimo disse...

Boa Tarde Minha Querida Amiga!
A gente procura palavras perfeitas...ou pelo menos combinações que definam as pessoas como elas são...
porém existem pessoas as quais jamais nenhuma palavra ou gesto será suficiente,para demonstrar a elas o quanto se tornaram queridas em nossas vidas!!! E você é uma delas!!!
Te adoro e sinto-me feliz em lhe visitar sempre.
Feliz final de semana e uma nova semana mega abençoada!
Bjokas...da Bia!

Gisela Santana Batista disse...

Oi Natalli, vim retribuir a visita e ser seguidora, adorei seu blog, um ótimo final de sema. http://criar-decorar.blogspot.com

Ro Dias disse...

Quantas diquinhas legais!!Também adoro o blog da Chris que traz dicas super úteis.Parabéns pelo blog e obrigada pela visita no Bebe Lufa Lufa!!Bjs

Postar um comentário