terça-feira, 22 de novembro de 2011


A importância da religião para crianças

4


No nosso país temos diversas religiões e percebemos que a grande maioria delas ensinam a mesma base(caridade, amor ao proximo e etc.), sendo essas bases ensidadas por cada religião de maneira diferente. Na grande maioria das igrejas(pelo menos no Recife) não tem um setor para a infância e juventude o orador(pastores, padres e etc.) dialogam diretamente com os adultos. As crianças não entendem é por esse motivo que vemos crianças correndo e brincando ao invés de escutar a palavra de Deus. A sugestão é que os pais reforcem fazendo uma reunião com seus filhos uma vez por semana para falar do assunto. Em relação a isso irei postar um tema diferente por semana para ajudar aos pais a falar de Deus com seus filhos, farei uma abordagem de maneira universal, ou seja, que possa ser aplicada para pais de todas as religiões que servem a Deus, claro que vocês podem e devem fazer algumas adaptações para adequar melhor ao que diz a sua religião sobre o assunto semanal.

Quando criança, fica mais fácil mostrar o que é certo ou errado, e a religião mostra isso aos olhos de Deus. Ela ensina a amar seu semelhante, a respeitar a si e aos outros,  tendo Deus no coração, fica mais fácil viver conforme as regras morais e sociais.

 “Ensina o menino no caminho do Senhor, e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6) 

A criança que tem uma boa base espiritual, dificilmente se desvia dos caminhos do Senhor no futuro. Aprende a orar, por agradecimento, por necessidade, por intercessão. Aprende os livros da bíblia, as histórias da bíblia,  e a doutrina e como pode ser aplicado em sua vida. (vê filmes com desenhos que ensinam de maneira mais fácil, lê livros com figuras que facilitam o aprendizado). Sabem se comportar nos lugares, porque conhecem os limites, dados por seus professores da escola bíblica. Geralmente também tem pais religiosos, que fornecem base educacional em seu lar.



4 comentários:

Carla Luz disse...

Mas eu não concordo com educação religiosa na escola não. Nós estamos acostumados a aceitar a idéia de educação religiosa na escola porque sempre temos em mente as religiões católicas e protestantes... mas e se o professor for Wicca? Mulçumano? do Candomblé? Ficaríamos chocados certamente... acho que as crianças podem aprender a amar o próximo, ser caridosas, serem agradecidas mesmo sem religião. E quando falamos de religião dentro da escola, estamos colocando de fora os ateus. Eles também tem seu lugar e devem ser respeitados... conceitos de fazer o bem, ser caridosos, agradecidos todos podem ser (inclusive os ateus... até porque conheço ateus bem mais cristãos nos atos do que religiosos fervorosos).

Natalli Araújo disse...

Carla obrigada pela sua observação, ñ estava me referindo a escola, e realmente analisando o post eu vi que eu ñ deixei isso claro... mas falo disso para os pais fazerem entende? os pais que frequentam a igreja, ensinar sobre a sua religão. e vc esta certa, ñ adianta se esconder de baixo da biblia e fazer tudo errado. Tem muitos ateus em relação a benevolecia, caridade e amor ao proximo supera qualquer cristão. E vc sabe que no Brasil há muitas e todas tem otimas linções a se passar, então para as crianças ajuda e muito no seu desenvolvimento moral, isso seria como reforço pq a base são os pais que passam. bjs

Andreia Jacomelli disse...

Natali, seu espaço é inteligente, acolhedor, útil e bonito! Enfim, ele é tudo de bom! rs... Li vários dos seus posts e gostei muitíssimo deste (sou professora de L. Portuguesa e Literatura e Teóloga). Lá na minha "escrivaninha", o Palavra Inquieta, criei um espaço para suscitar nos filhotes das minhas seguidoras, o desejo de expressarem-se através da escrita, é o "Palavrinhas Inquietas". Está bem no comecinho, vamos ver vai crescer e aparecer rs... Enfim, parabéns pela iniciativa do blog e obrigada por estar lá na minha escrivaninha :) Bjs inquietos e fique com ELE!
P.S.: Amanhã é dia de sorteio lá no blog, ok?
http://ajacomelli.blogspot.com

"Lembrancinhas para Festas" disse...

Se a criança desde cedo aprende a ouvir a palavra de Deus, com certeza dará bons frutos e será feliz! Beijos Vivi
Se quiser que eu seja sua parceira, pode contar comigo ok?

Postar um comentário